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Especial - Saúde no Verão Imprimir E-mail
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Escrito por Tabatha Antonaglia   
Sex, 15 de Janeiro de 2016 18:09

Vida Saudvel

Conquiste a boa forma de maneira saudável ainda no verão

O verão já começou, mas ainda dá tempo de colocar os exercícios em dia e ficar em boa forma. Pensando nisso o Diálogos da Moda chamou o Professor Ms. Salomão Bueno de Camargo Silva, Mestre em treinamento esportivo da EEFE/USP, para dar algumas dicas e falar um pouco mais sobre o assunto.

D - Sabemos que não existe fórmula mágica, mas quais seriam os exercícios que dão resultados mais rápidos?

Fórmula mágica realmente não existe. No entanto, quando se trata de exercícios que podem contribuir para o emagrecimento, você deve priorizar os aeróbios cíclicos (exercícios com gestos repetitivos como: corrida, natação, bike, entre outros) e também os exercícios de força onde há uma maior quantidade de músculo envolvido.

D - Quais os exercícios da “moda” atualmente? O que a mulherada procura mais quando opta por um personal ou vai a uma academia?

Atualmente eu acho que não há um exercício da moda, mas sim um método de treino da moda como, por exemplo, o cross fit, os treinos intervalados de alta intensidade - também conhecidos como HIT, e também alguns treinamentos similares ao realizado pelos lutadores, como o muay thai

D - Desses exercícios ou modalidades da “moda” quais são os melhores para obter mais resultados, sempre pensando em diminuir medidas e emagrecer?

Para obter os melhores resultados é preciso ter determinação e persistência, sem isso, não haverá resultado nenhum. Mas quando se trata de métodos de treinamento que podem auxiliar no processo de emagrecimento os mais indicados são os HIT’s, treinos intervalados de alta intensidade, como explicado anteriormente.

D - O que você indica para uma rotina de atividades que pode ser feita em casa, sem a necessidade de aparelhos específicos?

Sou a favor que todos tenham uma vida ativa, mas a grande maioria das pessoas não sabe “treinar sozinho”, por isso não aconselho ninguém a “se treinar”. Inicialmente deve-se buscar a ajuda de um bom profissional de educação física. Caso esse profissional seja realmente bom, ele dará seu treino e ainda poderá contribuir para que a pessoa tenha autonomia para treinar sozinha.

D - Quais exercícios são melhores para o “projeto verão”: musculação ou os aeróbicos? Porque convenhamos, fazer musculação pode ser extremamente chato...

Se a pessoa é totalmente inativa, qualquer “exercício” irá auxiliar para conseguir boas adaptações. Agora se já treina há algum um tempo, é aconselhável manter os dois métodos: tanto aeróbio quanto a musculação, de acordo com a necessidade de cada um.

D - O que você indicaria para as pessoas consumirem antes e depois dos exercícios? Que não comprometa a alimentação e não tire o foco do emagrecimento.

Eu particularmente não gosto de treinar com o estômago muito cheio, então procuro comer coisas bem leves antes do treino.

Agora é só seguir as dicas, procurar um bom educador físico e colocar a "mão na massa"! Lembrando que deve ser um esforço diário, segundo o professor Salomão Bueno, para se ter uma vida saudável e ativa é preciso manter uma rotina de exercícios todos os dias. "Para conseguir bons resultados e sair do sedentarismo é aconselhável fazer pelo menos 50 minutos de exercícios por dia", conclui. 

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Jornalista responsável pelo Diálogos da Moda: Tabatha Moral Antonaglia

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