sorteio.banner

Primeiro museu virtual de moda no Brasil Imprimir E-mail
especiais
Escrito por Tabatha Antonaglia   
Qua, 02 de Maio de 2012 17:49

 

Museu

Inaugura hoje o primeiro museu de moda virtual brasileiro, o MIMO, Museu da Indumentária e da Moda. Idealizado por um grupo de pesquisadores do Mestrado em Design da Escola de Artes, Arquitetura, Design e Moda da Universidade Anhembi Morumbi, o MIMO é um projeto digital e interativo que apresenta como proposta a reunião de registros virtuais de obras de criadores de moda, objetos de desejo e galeria de fotos de álbuns de família, que irão compor um centro de pesquisas de referências conceituais, metodológicas e imagéticas, disponível para consulta por qualquer pessoa que se interessar pelo tema.

“A ideia inicial do MIMO nasceu há mais de dez anos, com uma proposta da professora Kathia Castilho. O projeto sofreu modificações e hoje ele se apresenta como um museu totalmente virtual, ou seja, não reproduz o conteúdo que está em exposição permanente em um local físico. O seu acervo será totalmente digital. Por essa razão, podemos considerá-lo pioneiro e inovador”, afirma a professora Márcia Merlo, coordenadora geral do Museu e pesquisadora do Mestrado em Design da Universidade Anhembi Morumbi, integrante da rede internacional de universidades Laureate.

O museu abrigará exposições virtuais contínuas, além de um acervo de tecidos e aviamentos baseado na digitalização de aproximadamente duas mil e quinhentas fichas catalogadas pela Teciteca Dener Pamplona de Abreu, da Universidade Anhembi Morumbi. “Como a ideia é suscitar constantemente discussões sobre moda e design relacionadas ao comportamento e a práticas socioculturais e políticas, o MIMO também apoiará linhas de pesquisas baseadas nas temáticas dos grupos de estudiosos do Museu”, comenta a professora Márcia.    

A iniciativa conta com o apoio nacional do Ministério da Cultura (MinC), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O lançamento oficial acontecerá hoje às 19 horas, durante a II Semana Moda Documenta, no câmpus Morumbi, da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo.

O endereço do museu é: www.mimo.org.br.

 

Adicionar comentário






Código de segurança
Atualizar


Expediente

Tabatha03

Jornalista responsável pelo

Diálogos da Moda:

Tabatha Moral Antonaglia

Leia mais...

modelo-dialogos

Diálogos da Moda - Todos os direitos resevados - Copyright 2012 © - Desenvolvido por Bruno Natal